Tempo de leitura: 2 minutos
Na hora de preparar uma receita, é preciso estar atento a diversos detalhes para garantir que todas as etapas sejam executadas corretamente. Uma das dúvidas mais recorrentes é sobre os tipos de creme de leite e quando usar cada um. Para te ajudar nesse processo, trouxemos um guia com as principais informações sobre esse ingrediente.

Creme de leite de caixinha
- Possui cerca de 25% de gordura e após aberto deve ser guardado na geladeira, de preferência em outro recipiente tampado.
- É ideal para ganaches, caldas, pudins, molhos e sobremesas. Esse tipo de creme de leite não talha ao ser fervido para o preparo de cremes doces ou salgados.
Creme de leite de lata
- Possui cerca de 25% de gordura, porém vem com o soro separado. Na hora de utilizar em uma receita, caso ela não peça para separar o creme de leite do soro, basta misturar com uma colher e utilizar todo o conteúdo da lata.
- Após aberto, deve ser conservado na geladeira em um pote fechado.
Creme de leite light
- É o mesmo creme de leite da caixinha, no entanto a quantidade de gordura é de apenas 15%. Seu uso é o mesmo do de caixinha, porém tem menos calorias e sabor.
Creme de leite de soja
- Geralmente é vendido em caixinhas e tem as mesmas características do produto à base de leite. É o substituto indicado para pessoas alérgicas ou intolerantes ao leite e seus derivados.
- Em algumas receitas, o sabor da soja pode ficar acentuado, portanto o ideal é que o creme de soja seja usado sempre em receitas com outros ingredientes de sabor marcante.
Creme de leite fresco
- O creme de leite fresco fica no setor de laticínios e é usado para fazer o verdadeiro chantilly, que é o creme fresco batido até ficar espesso, acrescido de açúcar.
- Possui cerca de 35% de gordura e é o mais branquinho, o que indica que é de melhor qualidade.
Creme de leite para bater chantilly
- Os cremes de leite homogeneizados em embalagem longa vida de 1 litro são outra boa opção para fazer chantilly. Ele também tem 35% de gordura, zero açúcar e não contém aromatizantes.
- Seu uso é indicado em recheios, tortas, frutas, sorvetes, cafés, mousses, bavarois e também receitas salgadas.